Blog Fernanda Gimenez: "A arte de confiar em si.." Meditação e budismo
Image Map

"A arte de confiar em si.." Meditação e budismo


E aí pessoal, tudo certo?

Vim contar um pouquinho sobre uma palestra que fui ontem à noite..."A arte de confiar em si" palestra budista, com o monge Gen Kelsang Togden.




Eu sigo o budismo e adoro sempre ler, me inteirar mais sobre.. adorei saber da palestra aqui em minha cidade (Santo André).

O monge nos guiou para meditar por alguns minutos e refletir sobre alguns assuntos. Eu já conhecia os passos básicos da meditação e vou repassá-los à vocês:



Instagram: @fernandagimenezz

Sentar sempre com postura ereta e olhos semiabertos, isso tudo evita que caiamos no sono. A cabeça é levemente inclinada ao solo (ajuda a ficar mais confortável na posição).

Relaxar o corpo, desde a cabeça  até os dedinhos do pé, gradualmente vá observando como consegue relaxar ao máximo. Ombros sem tensão, até a língua encostada nos dentes superiores ajudam a relaxar, além de salivarmos menos, para ter menos distração.


 Cultivar uma motivação altruísta. O budismo nos ensina que o altruísmo (generosidade, ajudar ao próximo) é o caminho básico para alcançar a iluminação que tanto buscamos.

Observar a respiração. Além de respirar calmamente, ao exalar (pelo nariz mesmo) podemos imaginar uma fumaça negra saindo e com ela levando todos motivos de preocupação, problemas, ódio (toda energia negativa e poluição que recebemos diariamente), contrastando com a inspiração (também pelas narinas), na qual devemos imaginar uma luz branca entrando e trazendo paz, calma e serenidade para nossa mente.




Confesso que particularmente não consigo meditar todos os dias, apesar de querer muito. Na palestra, Gen Kelsang Togden, ressaltou a importância de meditarmos todos os dias, pelo menos por alguns minutinhos. Ele comparou a meditação com um banho: assim como devemos tomar banho diariamente porque nossos corpos ficam sujos e suados ao longo do dia, nossa mente também recebe muita sujeira e poluição, na forma de stress, ciúme, raiva, etc. A meditação lavaria esses sentimentos, deixando nossa mente "limpa" novamente.
Pensando dessa forma, vemos como a meditação é realmente importante para nos manter alinhados e conservar tudo que temos de bom, sem deixar influências exteriores mudarem nosso equilíbrio mental.

Outro ponto da palestra, foi como sentimentos negativos (raiva, rancor, ódio..) podem mudar uma pessoa e fazê-la literalmente sair de si. Com isso, ele ressaltou a importância de apreciar a bondade dos outros, seria mais ou menos um "amar ao próximo como a si mesmo", porém de uma maneira mais real e fácil de incorporar para nós mesmos. Todos nós, sem distinção temos uma essência natural da bondade e é ela que devemos buscar em cada indivíduo, levando assim, mais amor e paz ao próximo.
Eu sempre penso comigo mesma: quando há duas opiniões convergentes sobre determinado assunto, como pode existir um certo se para o outro aquela verdade é tão extrema? Outra coisa que penso é como as pessoas são tão diferentes, por dentro e por fora....ok, o formato do rosto, tamanho dos olhos muda, mas pense comigo, milhares de pessoas completamente diferenciadas! Acho isso realmente incrível e precioso. Os jeitos também de cada um, é tudo mágico. Ao ver uma pessoa andando na rua mesmo, poxa que caminhar bonitinho, rsrs, eu penso isso, é uma dádiva podermos ter essas distinções e características próprias.


Foto Editora Maior

Apesar de difícil, quero cada vez mais - e convido você que esteja lendo aqui comigo - a tentar ver o lado bom, não só das pessoas, como de todas as coisas. Venho praticando isso há algum tempo e me encontro cada vez mais feliz e tranquila, sem clichê ou demagogia, é complicado, mas aos poucos esses hábitos nos trazem grandes benefícios.

Bom gente, falei demais, peço desculpas srsrs...deixo aqui o site do centro de meditação ao qual o monge pertence: http://www.meditadoresurbanos.org.br/.
 Neste site você encontra mais palestras, informações, onde se situa o templo (quero muito conhecer!!!), etc.



E aqui: http://budismomoderno.org.br/. Site para baixar gratuitamente o livro Budismo Moderno de Geshe Kelsang Gyatso, que é um professor de budismo e mestre de meditação, incrível, super renomado, com mais de 20 livros autorais...realmente vale a pena. Eu acabei de baixar o meu e vou ler para contar mais aqui no blog.

Namastê e astral pra vocês, até mais ♥ 
Vamos começar mais um mês com muita energia!

Fer


Nenhum comentário:

Postar um comentário